Governo do Estado de Santa Catarina
Ouvidoria Doadores
DEINFRA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA Governo do Estado de Santa Catarina SIE

Artigos e Publicações

Nesta seção são divulgados artigos e publicações relacionados à área de infraestrutura.

Projeto PESCAR no DEINFRA: Compromisso com a Inclusão Social

06/05/2008

O estado moderno tem a responsabilidade de fomentar o crescimento econômico e social dos seus cidadãos, amparado em um projeto de desenvolvimento sustentável e em políticas públicas comprometidas com a inclusão social.

Com base nessa premissa e considerando o compromisso do Governo do Estado em fornecer oportunidades aos jovens catarinenses, o Departamento Estadual de Infraestrutura – DEINFRA estabeleceu uma parceria com a Fundação Projeto Pescar para a realização de cursos de formação técnica, gerando a Unidade Pescar do DEINFRA.

A primeira ação da Unidade Pescar do DEINFRA se concretizou por intermédio do Curso de Auxiliar Técnico de Laboratorista, iniciado em agosto de 2007.

Esse curso tem como públicos-alvo jovens do sexo masculino, com idade entre 16 e 19 anos, pertencentes a famílias de baixa renda e que estejam cursando regularmente, no mínimo, a 8ª série do ensino fundamental.

Que objetivos moveram o DEINFRA na criação de um curso de formação de Auxiliar Técnico de Laboratorista?

Em primeiro lugar, ao atuar na formação de jovens carentes, o DEINFRA capacita catarinenses para o exercício pleno da cidadania, cria oportunidades de emprego e renda, tira o tema ‘inclusão social’ do discurso e viabiliza a sua implementação na prática.

Em segundo lugar, o DEINFRA supre o setor de infraestrutura de transportes com profissionais de nível técnico, uma área na qual o órgão detém vasta experiência. A necessidade de renovação dos quadros técnicos do setor e a necessidade de desenvolver e disseminar conceitos de qualidade e boa técnica na execução de obras e serviços de engenharia também levou o DEINFRA a implantar uma Unidade Pescar.

A realização do Curso de Auxiliar Técnico de Laboratorista pelo DEINFRA está amparada em um princípio básico, simples e de fácil operacionalização: cada um pode ensinar aquilo que sabe fazer bem.

Com a primeira metade do Curso já concluída, é possível avaliar seus resultados iniciais.

Aproximadamente 20 jovens estão sendo preparados para ingressar no mercado de trabalho, ampliando suas oportunidades, as de suas famílias e da comunidade na qual estão inseridos. Esses jovens estão recebendo a oportunidade para se transformar, de forma plena, em protagonistas de suas histórias.

Ultrapassando o objetivo principal de formar jovens, a experiência da implantação de uma Unidade Pescar no DEINFRA trouxe gratas surpresas, entre elas, a expansão da atuação dos servidores do órgão. São engenheiros, laboratoristas, assistentes sociais, técnicos ambientais, entre outros, que passaram a atuar como voluntários na formação dos jovens, atuando eles mesmos como agentes de mudança.

A implantação da Unidade Pescar no DEINFRA é a demonstração de que a inclusão social, que promove o desenvolvimento do cidadão e do Estado, é fruto de pequenas ações que se traduzem em grandes resultados. Essas ações estendem os benefícios da educação a um segmento da população antes excluído e com poucas possibilidades de progresso pessoal e profissional, contribuindo para um desenvolvimento comunitário sustentado, gerando parcerias e transformando pessoas e organizações.

Engenheiro Civil Paulo Roberto Meller
Presidente do DEINFRA

DEINFRA-SC - Departamento Estadual de Infraestrutura
  • Rua Tenente Silveira, 162 - Edifício das Diretorias - Centro
  • Florianópolis - SC - 88010-300
  • +55 48 3251-3000
  • Horário de atendimento ao público:
  • De segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h
  • www.deinfra.sc.gov.br
  • COMO CHEGAR