Governo do Estado entrega terceira etapa de pavimentação no Anel de Contorno Viário de Criciúma

Data de publicação: 2017-01-19

Com investimentos de R$ 43 milhões, o governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, entregaram a terceira e penúltima etapa do anel de contorno viário de Criciúma, na manhã desta quinta-feira, 19. O trecho pavimentado tem 6,8 quilômetros de extensão, lingando a SC-108, no Bairro São Simão, à SC-445, no Bairro Vila Zuleima.

O governador Raimundo Colombo salientou a importância da obra citando o número de carros emplacados em Santa Catarina, que já alcança a marca dos seis milhões. “Mobilidade urbana se tornou um problema para as grandes cidades e a gente precisa ajudar os municípios a vencer essa dificuldade porque reflete na qualidade de vida das pessoas. O tempo que você perde na fila do trânsito é o que você gostaria de estar dedicando à família, ao lazer”, aponta o governador.

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

>>> Acesse aqui a galeria de imagens

O Anel de Contorno Viário representa uma alternativa aos motoristas que precisavam passar pelo centro de Criciúma, incluindo a frota do transporte de cargas. Além de diminuir o trânsito na região central, o anel viário dá mais celeridade ao fluxo de veículos. Interligado a outras obras - como a pavimentação da SC-446 que liga as cidades de Treviso a Lauro Muller -, o anel viário ainda facilitará o acesso para quem vai à Serra do Rio do Rastro.

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

“Criciúma tem uma característica que muitas rodovias estaduais desembocam diretamente no centro da cidade, o que torna o trânsito mais lento, principalmente nos horários de pico. O que estamos fazendo ao entregar uma obra como essa, idealizada na década de 80, é promover mais qualidade de vida e segurança aos moradores e motoristas de Criciúma e de municípios vizinhos”, afirma o vice governador Eduardo Pinho Moreira.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, destaca que a obra do anel de contorno viário de Criciúma é a segunda maior em investimentos do Governo do Estado no Sul de Santa Catarina e que é fundamental para o desenvolvimento da região. Para avançar à última etapa do anel viário, o Estado já sinalizou que deve estudar um novo projeto, visto que o atual impõe custos elevados. “Nosso compromisso é continuar investindo em obras como esta, que mudam pra melhor a rotina da população. Aqui no Sul, estamos avançando também na construção da Via Rápida e muito em breve todo esse sistema estará interligado e trazendo mais evolução na mobilidade urbana de toda a região Sul”, afirma.

Acompanharam a solenidade em Criciúma, o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris, e deputados estaduais que representam a bancada do Sul na Assembleia Legislativa.

Governador reforça importância de não aumentar impostos para proteger o cidadão catarinense

Ao inaugurar a nova etapa do Contorno Viário em Criciúma, o governador Raimundo Colombo reforçou o quanto esse dinamismo é importante para manter o estado fortalecido diante da crise econômica e política que o país atravessa. Colombo diz que o equilíbrio fiscal de Santa Catarina e a vitória de poder inaugurar obras em um período tão desafiador, são resultado de muito esforço na gestão e foco na proteção da sociedade.

“Claro que estar com as contas em dia é fundamental, mas o bom governo é aquele em que o povo está bem e protegido. É por isso que tomamos atitudes corajosas, como não aumentar impostos. Sabemos que assim é um dinheiro que sobra no bolso do cidadão catarinense, do empresário que pode investir na manutenção do emprego”, destaca o governador.

Segundo Colombo, enquanto a taxa de desemprego chega a 13% no país, em Santa Catarina, está em 6%. Para o governador, este é um dos indicadores sociais que mais pesa no desafio de fazer gestão em períodos de crise. “Nenhuma ação social de um governo é mais importante que a de estimular e proteger o emprego das pessoas. Junto com a oportunidade do trabalho, com a renda, vem a dignidade, e, por consequência, a contribuição e compreensão solidária das pessoas no processo de construção de um Brasil melhor no futuro", finaliza Raimundo Colombo.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom