Governo do Estado de Santa Catarina
Ouvidoria Doadores
DEINFRA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA Governo do Estado de Santa Catarina SIE

Notícias

Governo do Estado entrega terceira etapa de pavimentação no Anel de Contorno Viário de Criciúma

Data de publicação: 2017-01-19

Com investimentos de R$ 43 milhões, o governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, entregaram a terceira e penúltima etapa do anel de contorno viário de Criciúma, na manhã desta quinta-feira, 19. O trecho pavimentado tem 6,8 quilômetros de extensão, lingando a SC-108, no Bairro São Simão, à SC-445, no Bairro Vila Zuleima. 

O governador Raimundo Colombo salientou a importância da obra citando o número de carros emplacados em Santa Catarina, que já alcança a marca dos seis milhões. “Mobilidade urbana se tornou um problema para as grandes cidades e a gente precisa ajudar os municípios a vencer essa dificuldade porque reflete na qualidade de vida das pessoas. O tempo que você perde na fila do trânsito é o que você gostaria de estar dedicando à família, ao lazer”, aponta o governador.

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

>>> Acesse aqui a galeria de imagens

O Anel de Contorno Viário representa uma alternativa aos motoristas que precisavam passar pelo centro de Criciúma, incluindo a frota do transporte de cargas. Além de diminuir o trânsito na região central, o anel viário dá mais celeridade ao fluxo de veículos. Interligado a outras obras - como a pavimentação da SC-446 que liga as cidades de Treviso a Lauro Muller -, o anel viário ainda facilitará o acesso para quem vai à Serra do Rio do Rastro.

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

“Criciúma tem uma característica que muitas rodovias estaduais desembocam diretamente no centro da cidade, o que torna o trânsito mais lento, principalmente nos horários de pico. O que estamos fazendo ao entregar uma obra como essa, idealizada na década de 80, é promover mais qualidade de vida e segurança aos moradores e motoristas de Criciúma e de municípios vizinhos”, afirma o vice governador Eduardo Pinho Moreira.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, destaca que a obra do anel de contorno viário de Criciúma é a segunda maior em investimentos do Governo do Estado no Sul de Santa Catarina e que é fundamental para o desenvolvimento da região. Para avançar à última etapa do anel viário, o Estado já sinalizou que deve estudar um novo projeto, visto que o atual impõe custos elevados. “Nosso compromisso é continuar investindo em obras como esta, que mudam pra melhor a rotina da população. Aqui no Sul, estamos avançando também na construção da Via Rápida e muito em breve todo esse sistema estará interligado e trazendo mais evolução na mobilidade urbana de toda a região Sul”, afirma.

Acompanharam a solenidade em Criciúma, o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris, e deputados estaduais que representam a bancada do Sul na Assembleia Legislativa.

Governador reforça importância de não aumentar impostos para proteger o cidadão catarinense

Ao inaugurar a nova etapa do Contorno Viário em Criciúma, o governador Raimundo Colombo reforçou o quanto esse dinamismo é importante para manter o estado fortalecido diante da crise econômica e política que o país atravessa. Colombo diz que o equilíbrio fiscal de Santa Catarina e a vitória de poder inaugurar obras em um período tão desafiador, são resultado de muito esforço na gestão e foco na proteção da sociedade.

“Claro que estar com as contas em dia é fundamental, mas o bom governo é aquele em que o povo está bem e protegido. É por isso que tomamos atitudes corajosas, como não aumentar impostos. Sabemos que assim é um dinheiro que sobra no bolso do cidadão catarinense, do empresário que pode investir na manutenção do emprego”, destaca o governador.

Segundo Colombo, enquanto a taxa de desemprego chega a 13% no país, em Santa Catarina, está em 6%. Para o governador, este é um dos indicadores sociais que mais pesa no desafio de fazer gestão em períodos de crise. “Nenhuma ação social de um governo é mais importante que a de estimular e proteger o emprego das pessoas. Junto com a oportunidade do trabalho, com a renda, vem a dignidade, e, por consequência, a contribuição e compreensão solidária das pessoas no processo de construção de um Brasil melhor no futuro", finaliza Raimundo Colombo.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC


DEINFRA-SC - Departamento Estadual de Infraestrutura
  • Rua Tenente Silveira, 162 - Edifício das Diretorias - Centro
  • Florianópolis - SC - 88010-300
  • +55 48 3251-3000
  • Horário de atendimento ao público:
  • De segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h
  • www.deinfra.sc.gov.br
  • COMO CHEGAR