Governo do Estado de Santa Catarina
Ouvidoria Doadores
DEINFRA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA Governo do Estado de Santa Catarina SIE

Notícias

Radar Móvel Sul da Defesa Civil do Estado ficará em Araranguá

Data de publicação: 2017-03-29

radar movel defesa civil 20170329 1398456737A Secretaria de Estado da Defesa Civil definiu e anunciou nesta quarta-feira, 29, que o radar móvel Sul ficará em Araranguá. A informação é do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que está nos Estados Unidos na fábrica do radar, onde lidera uma equipe técnica. A equipe da Defesa Civil ficará até 6 de abril para certificar o equipamento, e também realiza curso para operar o equipamento.

Conforme Moratelli, a definição do local foi da secretaria de Estado da Defesa Civil, da empresa que está fabricando o radar e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). A princípio o radar ficará no Centro Regional de Defesa Civil, que será instalado em Araranguá, com previsão de inauguração em julho.

O aparelho será responsável pela cobertura em 52 municípios da região Sul de Santa Catarina. O secretário de Estado da Defesa Civil ressalta que em casos de eventos severos, o radar móvel poderá ser deslocado. "Ele vai monitorar a área que sofreu os impactos, possibilitando uma melhor resposta à comunidade, em função da precisão da previsão climática que o equipamento vai fornecer estando no local do ocorrido. Isso permite gerenciar melhor a crise", diz.

O modelo é "Banda X" fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (EEC). O investimento do Governo do Estado, através da secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 3.401.222,00. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil.

Centro Regional de Defesa Civil

O Coordenador Regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, explica que está sendo adequado o terreno situado na sede do Deinfra, no Centro da cidade, para instalação da estrutura do Centro Regional, que deverá ser inaugurado em julho.

Ele terá cerca de 150 metros quadrados, dispondo de sala de videoconferência, possibilitando a realização de reuniões, capacitações, e será ligado ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina (CIGERD), que está em fase de construção. “Teremos uma sala de situação com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, possibilitando uma melhor resposta e informação necessárias para a gestão do evento em andamento”, destacou.

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua


DEINFRA-SC - Departamento Estadual de Infraestrutura
  • Rua Tenente Silveira, 162 - Edifício das Diretorias - Centro
  • Florianópolis - SC - 88010-300
  • +55 48 3251-3000
  • Horário de atendimento ao público:
  • De segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h
  • www.deinfra.sc.gov.br
  • COMO CHEGAR