Fundam 2 é apresentado para prefeitos da região de Videira

Data de publicação: 2017-06-29

Fotos: James Tavares / Secom

Representantes de 15 prefeituras da região de Videira conheceram o projeto da segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2), em reunião na tarde desta quinta-feira, 29, com a presença do governador Raimundo Colombo. São municípios que juntos, na primeira edição do Fundam, foram contemplados com R$ 27,1 milhões e que agora poderão novamente apresentar projetos para serem contemplados com uma nova rodada de recursos.

O projeto para a segunda edição foi aprovado neste mês pela Assembleia Legislativa. O investimento previsto para a nova edição é de R$ 700 milhões e os primeiros contratos devem ser assinados no segundo semestre deste ano. “O objetivo é levar investimentos para todos os municípios catarinenses, sem a necessidade de contrapartida das prefeituras e garantindo autonomia para que cada cidade escolha o destino dos recursos. É uma importante iniciativa do Governo do Estado para dinamizar a economia catarinense, promovendo obras e desta forma, gerando emprego e renda, em todas as regiões de Santa Catarina”, destacou Colombo.

As áreas previstas para destino dos recursos do Fundam são: infraestrutura (logística e mobilidade urbana); construção e ampliação de prédios nas áreas de educação, saúde e assistência social; construção nas áreas de desporto e lazer; saneamento básico; aquisição de equipamentos, veículos e materiais destinados aos serviços de saúde e educação; e aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários novos, fabricados em território nacional. “O dinheiro do Fundam é um recurso que só pode ser usado para investimento. E não para ajudar no custeio da máquina pública”, acrescentou Colombo.

>>> Mais imagens na galeria

Em busca de sugestões e avaliações daqueles que foram contemplados na primeira edição, o Governo do Estado está realizando uma série 21 reuniões com associações de municípios de Santa Catarina. A reunião de Videira nesta quinta foi a 11ª, sendo realizada com a participação dos 15 municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). Antes de Videira, o governador já participou de reuniões em Mafra, Tubarão, Jaraguá do Sul, Chapecó, Criciúma, Rio do Sul, Blumenau, Lages, Itajaí e Araranguá. Ainda nesta quinta, o governador apresentará o programa também em Curitibanos.

Na primeira edição do Fundam, os municípios da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) receberam R$ 27,1 milhões, valor destinado para obras como melhorias em infraestrutura, construção de ponte, de terminal urbano e ampliação de escola, além de aquisição de máquinas, veículos e equipamentos. Os 15 municípios que integram a reunião desta quinta foram Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

O prefeito de Matos Costa e presidente da Amarp, Raul Ribas Júnior, ressaltou a importância do programa do Governo do Estado para capitalizar os municípios catarinenses. “O Fundam, realmente, faz a diferença, principalmente nos pequenos municípios. Precisamos muito dessa mão amiga do governo para conseguir fazer os investimentos necessários para promover a qualidade de vida em nossas cidades”, defendeu.

O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, e os secretários executivos de Desenvolvimento Regional de Videira, Euro Vieceli, e de Caçador, Imar Rocha, também acompanharam o encontro, entre outras lideranças da região.

Balanço do Fundam 1

O destino do investimento foi uma decisão de cada município, modelo que será repetido nesta segunda edição. Como cada município apresentou até dois projetos, foram assinados 453 convênios, que possibilitaram a compra de 976 equipamentos, máquinas e veículos, a realização de 56 obras e a pavimentação de 1.358 ruas, o que corresponde a 538 quilômetros lineares pavimentados.

Agora todos os municípios poderão novamente ser contemplados. “Vamos trabalhar para fazer uma nova edição ainda maior do que a primeira”, ressaltou Colombo.

O gerenciamento e o controle do programa devem ficar com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a exemplo do que ocorreu na primeira edição. Depois de lançado oficialmente, as equipes das prefeituras farão um trabalho em conjunto com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) na elaboração dos projetos dentro das características previstas.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom