Raimundo Colombo acompanha obras na Avenida Santos Dumont em Joinville

Data de publicação: 2017-07-19

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo visitou no final da tarde desta quarta-feira, 19, as obras do primeiro elevado em área urbana da cidade de Joinville e a duplicação da Avenida Santos Dumont. O Governo do Estado investe nas duas obras mais de R$ 70 milhões. A entrega das duas estão previstas para o fim de 2017. A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm e o superintendente regional do Deinfra, Ademir Machado, também acompanharam a visita.

“As obras vão trazer um ganho extraordinário na mobilidade urbana da cidade. O elevado está bem adiantado, ainda faltam duas desapropriações na avenida, que cabe a prefeitura, mas queremos ajudar para que se resolva rápido. E com isso dar mais qualidade de vida para as pessoas”, disse o governador.

As obras do elevado se localizam no entroncamento da Avenida Santos Dumont com a Rua Tuiuti e estão 73% concluídas. São 55 passesoas que trabalham na concretagem superior, colocação de barreiras e terraplenagem. O investimento é de R$ 22 milhões do Governo do Estado.

O elevado vai contar com quatro pistas de rolagem, as marginais serão liberadas para tráfego no mês de agosto. A passagem inferior, com uma altura livre de passagem para caminhões de 5,5 metros, poderá ser usada pelos motoristas a partir se setembro. O viaduto está sendo executado pela empresa Traçado Engenharia.

Na mesma via está sendo feita a duplicação da Avenida Santos Dumont, que já tem 65% do contrato executados. Há frentes de trabalho no trecho central com serviços de terraplenagem, confecção de meios-fios e calçadas. O investimento do Governo do Estado ultrapassa R$ 48 milhões e está sendo executada pela empresa Infrasul Estrutura e Empreendimentos. Em ambas as obras as desapropriações estão sendo negociadas pelo município.

Pedro Roberto Zanini, reside no Bairro Aventureiro há 20 anos e tem uma empresa localizada próximo ao elevado. Para ele, as obras vão trazer muitos resultados positivos na mobilidade da região. “Hoje o trânsito fica congestionado, o que prejudica e acaba tomando tempo de quem utiliza a rodovia. Acredito que assim que estiverem concluídas essas obras a realidade será outra, com muito mais conforto, rapidez, segurança e qualidade. E outro ponto importante, muitas empresas devem vir para essa região gerando empregos e renda”, informou.

Já Mateus Augustho Moreira trabalha em uma empresa às margens da Santos Dumont e contou que sai para trabalhar de bicicleta às 5h, quando o trânsito ainda está tranquilo. Mas conforme ele, ao sair do trabalho à tarde o trânsito já está complicado, com muito movimento. “Com certeza, a obra trará muito mais segurança. Isso nos deixa mais tranquilos”.

A comunidade deve receber as duas obras no fim de 2017, mas a manutenção do cronograma ainda depende de duas áreas em tratativas de desapropriação: uma influencia na duplicação e a outra impacta no elevado e na duplicação. O trecho Norte, próximo ao Aeroporto Laudo Carneiro de Loyola, está sendo usado pela comunidade.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom