Gerência de Administração Finanças e Contabilidade - GEAFC

Responsável: Oscar Francisco da Silva
Telefone: 48 3251-3044
E-Mail: geafc@deinfra.sc.gov.br
Atribuições:

Art. 20. A Gerência de Administração, Finanças e Contabilidade, subordinada diretamente à Diretoria de Administração, compete:

I - articular-se com o órgão central dos Sistemas de Administração Financeira e de Controle Interno, com vistas ao cumprimento de instruções e atos normativos operacionais pertinentes;
II - programar, coordenar e executar as atividades relativas à administração financeira da autarquia, respondendo pelo correto enquadramento de fontes de despesas conforme planos financeiros e contábeis;
III - elaborar quadros demonstrativos e comparativos, bem como emitir relatórios de dívida;
IV - elaborar registros necessários ao controle financeiro da autarquia;
V - arrecadar, movimentar, guardar ou restituir valores e realizar pagamentos devidamente autorizados;
VI - executar e controlar as atividades inerentes ao registro da compensação no que se refere a contratos, convênios, adiantamentos ou outras formas de responsabilidades do DEINFRA ou para com o DEINFRA;
VII - manter atualizado o registro das responsabilidades por adiantamentos, zelando pela observância dos prazos legais para prestação de contas;
VIII - realizar a execução orçamentária e manter o controle sobre a posição orçamentária e financeira, responsabilizando-se pela emissão de empenhos e registros de saldos e deduções, bem como, sugerindo adequações orçamentárias pertinentes;
IX - executar e controlar as atividades relativas à escrituração contábil;
X - acompanhar a execução orçamentária, bem como contabilizar, analiticamente, a receita e a despesa, de acordo com os documentos comprobatórios;
XI - organizar os balanços, balancetes e outros relatórios contábeis, obedecendo aos prazos e atos normativos oriundos do órgão central do sistema;
XII - registrar analiticamente deduções orçamentárias, receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias, patrimoniais e de compensação;
XIII - observar as normas gerais ditadas pela legislação federal aplicável, da legislação estadual específica e normas correlatas;
XIV - avaliar, controlar e assessorar a prestação de contas de adiantamentos e diárias de deslocamentos realizados;
XV - exercer outras atividades de administração financeira e contábil da Autarquia, determinadas pelo Diretor de Administração ou pelo órgão central dos sistemas aos quais se vincula.